FIRST 500 é uma iniciativa global que documenta as realizações de arquitetas negras e agora a organização lançou um novo site. Servindo como um arquivo digital, o site tem como objetivo aumentar a conscientização sobre as mulheres negras arquitetas e suas realizações, fornecer recursos para estudantes, profissionais e aspirantes a arquitetas e construir uma comunidade para mulheres negras no campo arquitetônico.
Atualmente, as mulheres negras representam menos de 1% de todos os arquitetos licenciados nos Estados Unidos. Fundada e liderada por Tiara Hughes, a FIRST 500 é uma plataforma global que aborda essa lacuna em todo o setor. As experiências pessoais de Tiara na indústria, junto com sua paixão por advocacia, a levaram a criar a iniciativa nacional de pesquisa em 2018. Como fundadora e diretora executiva da FIRST 500, Tiara viaja pelo país para aumentar a conscientização sobre a importância das arquitetas negras ao longo da história e sua contribuição para o ambiente construído.
Como a organização descreve, sua missão é "elevar e celebrar as arquitetas negras e suas realizações, fornecer uma comunidade centralizada e recursos para arquitetas de todos os níveis, inspirando as mulheres negras a aumentar infinitamente sua representação na indústria para melhor refletir as comunidades para as quais projetamos". O site agora oferece um local permanente para divulgar suas histórias.
“Quando terminei meu mestrado em 2015 e fiz a grande mudança de Springfield, Missouri, para Chicago, meu objetivo era me conectar com arquitetas negras e aprender os fundamentos da indústria. Eu rapidamente percebi que não havia nenhum recurso central para este grupo distinto e suas realizações, e que dos mais de 105.000 arquitetos licenciados nos Estados Unidos naquela época, menos de 500 deles estavam identificados como mulheres negras. Munida dessas informações, fundei a FIRST 500, uma iniciativa global dedicada a celebrar e conectar mulheres arquitetas negras”, disse Tiara Hughes, fundadora e diretora executiva da FIRST 500.
Mais atualizações serão lançadas em breve, incluindo perfis e recursos adicionais. A diretoria é composta por Adaeze Cadet, Danei Cesario, Dawn David-Pierre, Kiwana McClung, Latoya Kamdang, Lisa Cholmondeley e Valarie Franklin, e o conselho consultivo inclui Anzilla Gilmore, FAIA, June Grant, FAIA, Gabrielle Bullock, FAIA e Dina Griffin , FAIA.
Para esclarecer qualquer dúvida ou para saber mais sobre a FIRST 500, visite www.first500.org